Liberdade!Liberdade! Coisa boa é ter tempo para desbravar esse Brasil e dar de cara com estilos que fazem a diferença no empreendedorismo. E quando a criatividade dos negócios está aliada à cultura e ao saber, eu dou valor!!! Esta semana fui ao Café Patriota, um lugar gostoso de ficar, de tomar um bom café no final de tarde e de relaxar nas poltronas com um bom livro na mão.

Na cafeteria, livraria e espaço cultural O Patriota, as cadeiras e mesas de madeira escura no estilo colonial e a música clássica nos levam de volta ao século passado. Um prato cheio de simplicidade proporcionando uma atmosfera convidativa aos clientes. Até a gastronomia carrega um cardápio contextualizado historicamente: Frappuccio José Bonifácio, Croissant Bonaparte, Filé a Dom Pedro, Frango a Dom João e por aí vai.

Eu, Kilvia e Patrícia sentamos à mesa e fizemos os pedidos. Preferi um Cappuccino com Borda de Avelã e Chantilly. As meninas escolheram Café Mocha (café expresso, leite vaporizado e chocolate em camadas) acompanhados com Quiche de Frango com Requeijão. Estava tudo uma delícia!

Depois de saborear o delicioso “afternoon coffee” fomos visitar a livraria. Percorremos as estantes espalhadas pelos quatro cantos da casa, checando os livros expostos, todos eles com foco nos feitos do país com cheiro de novos nos convidando para abrir suaspáginas. Nas paredes, quadros formam galerias com os homens que fundaram e desenvolveram o Brasil, a história do café, os ciclos do ouro, da cana-de-açúcar, moedas cédulas antigas e outros temas.

Gente, gostei demais do convite que a Kilvia me fez de conhecer O Patriota e recomendo a quem ainda não passou por lá a dar uma esticadinha qualquer dia desses, num final de tarde, na Avenida Santos Dumont 1453. Eu, que adoro um cafezinho sofisticado e um livro, já adicionei a cafeteria a minha lista dos “ favorite places”.

Bye! Até o próximo!
