“This is a beautiful square!” Tombada pela Lei nº 1278/96 de 3 de janeiro de 1996, a Praça Francisco Colares Filho fica bem em frente à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha, acho até que, por isso mantém o seu paisagismo ali sagrado. Está sempre verdinha, mesmo que não receba a manutenção necessária.

A Praça Francisco Colares é um dos caminhos certos para os que trabalham no Centro, quem vai e vem de ônibus para Fortaleza, dos fieis que buscam à igreja e das pessoas que querem sentar e relaxar um pouco entre a brisa dos coqueiros.

Privilegiada é, pois está contornada de prédios de expressivo valor histórico-cultural. Além da Matriz, outras edificações dão relevância ao espaço público como o Solar dos Correias, Escola Vicentina e o prédio da antiga Padaria Luzitana , que em breve sediará loja comercial.

No centro da praça está o busto de Francisco Colares Filho, um dos maiores incentivadores da indústria em Maranguape. Homenagem merecida pelo espírito empreendedor e por ter sido responsável pela geração de muitos empregos na cidade.

A Praça Francisco Colares é parada obrigatória de quem vem a Maranguape; é sempre o começo de um tour pela cidade; é o point dos grupos de pedaladas; é o pedacinho de Maranguape que vai de lembrança no “cell phone” e no coração de cada visitante.

