Tão belo e com toda sua imponência deixa o corredor cultural cheio de charme. O “Sobrado do Bonifácio” como é popularmente chamado foi construído pelos escravos em meados do Século XIX, quando o café era o carro chefe da economia de Maranguape. A edificação, localizada na Rua Major Agostinho,490 –Centro, pertencia a uma das famílias tradicionais que dominava o cenário nacional de Maranguape.

Inspirado na arquitetura portuguesa, o prédio foi erguido para abrigar residência na parte superior e estabelecimento comercial no térreo.

Os descendentes da Família Bonifácio Câmara ocuparam o solar por mais de 30 anos. Depois deles, as instalações receberam mais dois proprietários que tiveram o privilégio de desfrutar do conforto das acomodações.

O sobrado ainda conserva os belos portais, assoalho em madeira, e quem passeia por dentro das instalações respira a história.

O prédio foi restaurado , mas suas linhas arquitetônicas foram conservadas. Em 30 de junho de 2000 foi inaugurado para abrigar a cultura de Maranguape. As suas portas estão abertas para receber a população, alunos e visitantes nos salões do Núcleo de Artes, Educação e Cultura (Biblioteca Pública e Pólo Capistrano de Abreu, referência no estado do Ceará como uma das bibliotecas com o melhor acervo. 
O Solar do Bonifácio é uma herança que permanece de pé com toda majestade dos seus primeiros anos de construção. É um bem tombado pela Lei nº 1754/2003 de 16 de dezembro de 2003 de Proteção doPatrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Município de Marnaguape -Categoria A.

Fontes:
Material de arquivo do historiador Evandro de Holanda Carneiro
Material de arquivo de Sérgio Roberto da Silva
Observatório de Maranguape
Site Prefeitura de Maranguape
