Casa em Maranguape abriga museu do humorista Chico Anysio

A casa onde nasceu Francisco Anysio de Oliveira Paula (Chico Anysio), na Rua Chico Amador, nº 68, abriga hoje o museu do humorista com um acervo constituído de coleções de caricaturas e de marionetes no estilo “puppet” de quase todos os seus personagens . A casa/museu está aberta à visitação pública de terça-feira a domingo, de 9h às 17h. A entrada é gratuita.

DSCN9719

Visitei esta semana o museu para ver como está funcionando, pois acredito que é uma excelente opção para os turistas que vêm conhecer a “Chico City”. A casa fica localizada numa área bem próxima ao centro. Do portão de entrada, pode se apreciar a serra com toda sua beleza e quando eles se abrem, o cenário nos mostra uma casa com características de sítio ou fazenda: uma casinha branca de alpendre com portas pintadas de azul, um estilo bucólico e campestre que muito agrada aos nossos olhos.

DSCN9705

O terreno é grande e cercado pela natureza. Os bancos de madeira embaixo das árvores nos convidam para sentar e  olhar para a estátua do Pantaleão, um das figuras mais marcantes de Chico Anysio. Sabem o que é melhor de tudo isso? Respirar a brisa que balança das palhas dos coqueiros.

any

Por todos os lados percebe-se que a manutenção do espaço está precária. Observei pelo livro de assinaturas de visitas que o museu é bastante visitado e merece mais zelo. À esquerda da casa, parte do muro caiu e o chão está coberto de mato. Não existe proteção à direita do imóvel  para maior segurança do acervo  de valor que ali se encontra.

DSCN9700Entramos na casa onde nasceu e viveu até os 7 anos de idade Chico Anysio. O piso que era de tijolo, hoje é de cimento cinza  precisando lixar e aplicar novo cimento. As paredes brancas estão úmidas e amareladas e o telhado muito sujo. O lugar onde está guardada a memória de um talento de Maranguape, referência nacional e internacional, autor de mais de 200 tipos, necessita de mais atenção por parte da Prefeitura Municipal que administra o bem.

DSCN9694

A casa foi tombada pela Lei 1754/2003 e 16 de dezembro de 2003 do Patrimônio Histórico, Cultural e Turístico do Município. Toda a herança está distribuída pelos quartos e salas, constituindo-se principalmente de coleções de caricaturas, marionetes, capas de livros publicados por Chico, além de painéis com informações sobre a vida e as obras do humorista cearense.

Quem foi Chico Anysio

Filho de Francisco Anysio, dono de uma empresa de ônibus do Ceará e de dona Haidée Viana de Oliveira Paula. Nasceu em Maranguape no dia 12 de abril de 1931. Mudou-se para o Rio Janeiro com oito anos. Aos 16 anos frequentou programas de calouros onde ganhou diversos concursos. Ingressou no Curso de Direito, mas não concluiu. Foi humorista, ator de cinema e televisão, radialista, comentarista esportivo, escritor, compositor, pintor, roteirista e diretor de espetáculo. “Chico Anysio Show”, “Chico City”, “Chico Total” foram alguns de seus programas de sucesso. A Participação no “Zorra Total” foi um dos últimos trabalhos. Imortalizou personagens como Pantaleão, Alberto Roberto, Salomé, Painho entre outros. Faleceu no Rio de Janeiro no dia 23 de março de 2012, vítima de uma infecção pulmonar. Parte de suas cinzas foram lançadas sobre Serra de Maranguape a pedido do humorista.

Faça comigo um tour pela casa onde Chico Anysio nasceu

 

 

 

Deixe um comentário