Existe coisa mais gostosa nesse mundo das meninas do que brincar de bonecas e de casinha? Claro que não, porque nesse território quem manda é a imaginação. Ninar, fazer festinhas de aniversário, chá da tarde de bonecas, organizar desfiles e conversar com as bonecas, só mesmo as meninas podem dizer o quanto é maravilhoso viver esse tempo de encantos e magia. Para muitos educadores, a brincadeira de boneca é o tipo de entretenimento que estimula a criatividade e a fantasia.

As bonecas tiveram presentes em todas as civilizações, atravessaram épocas incitando valores e vivências sensoriais. Ela nunca desapareceu do mercado, das gôndolas de brinquedos, mas o fato é que as crianças estão muito mais conectadas e presas às invenções tecnológicas. O difícil é você não ver hoje, uma criança com o celular ou tablet na mão, brincando em frente a um computador e ligadíssima numa TV assistindo a filmes prontos.
Sem desvalorizar o mundo da tecnologia, mas as antigas brincadeiras infantis eram ricas de criatividade, as crianças extrapolavam e inventavam muitas histórias. As meninas viajavam num universo sem limites quando pegavam suas bonecas nos braços. Pra não deixar essa onda de sentimentos desaparecer, na imensidão do mar dos brinquedos eletrônicos, a estilista Graça Gonçalves Neves, avó de meninas que adoram vestir bonecas, criou o Ateliê de Bonecas.

Resgatar a magia de brincar com bonecas é o objetivo do projeto. A profissional levou um ano para produzir peças e inventar mil e uma coisas do mundo das crianças para abrir o seu ateliê. A primeira ideia era de um ateliê intinerante que chegasse nos parques infantis e portas de escolas. Depois, incentivada pelos filhos para escolher um lugar mais seguro, instalou seu empreendimento no Piso Térreo do Center Um. Há mais de um ano no local, a casinha branca, ou melhor, o armário da Vovó Graça e as bonecas modelos, chamam a atenção de quem passa em frente. A produção é top e tem peças para montar looks para todo tipo de “filhas”.

A Vovó Graça arrasa nas roupas da Barbie, American Girl, Reborne, Dora Doll, Baby Alive, Meu Bebê, e tantas outras. Ah! O ken também tem espaço no guarda roupa da Vovó Graça. Ela capricha na fabricação acompanhando as tendências, adota detalhes e dá um toque do mundo fashion nas peças para contagiar as meninas. Quem chega perto ver os cabides cheios. Nas prateleiras do armário tem de tudo: kits de calcinhas, sapatinhos, laços de cabelo, bolsas, tiaras, chapéus, shorts, roupão de banho, maiô, biquíni, cabides, tudo que você possa sonhar.
O ateliê é um cantinho do shopping que faz gente pequena e gente grande parar com olhar curioso, de encanto, surpresa e admiração. A ideia está valendo, porque não falta cliente para comprar e presentear crianças com a marca do Ateliê de Bonecas. Entramos na lista dos fregueses. Vejam como saíram as bebês moreninhas das sobrinhas netas! Ficaram lindamente estilosas! Os preços variam entre R$10,00 e R$ 50,00.
Brincadeira e responsabilidade social. Durante o período de férias escolares o ateliê investe em oficinas ensinando as meninas e mães a montarem uma casinha de boneca sem gastar muito dinheiro. A estratégia é aproveitar o reciclável utilizando caixas de papelão, de remédio, gelatina, sapato e transformá-las em cama, mesa, penteadeira, sofá, cadeiras e no que quiser. Com tesoura na mão, cola, E.V.A e papel adesivo para cobrir as caixas, as participantes dão asas à imaginação. As oficinas acontecem às quintas-feiras de 14 às 17h e paralelo, a animação fica por conta do grupo de recreação do shopping. “É um momento em que a criança cria vínculos sociais, interage e fortalece os laços familiares”.
A Renata Iannini levou a filha Rayssa na última quinta-feira, 12, para a oficina. “Já é terceira vez que participam das atividades de férias do ateliê. As fotos abaixo mostram o que elas construíram em casa depois que aprenderam a lição! “É uma oportunidade de resgatar a brincadeira de boneca, diminui o tempo das crianças com os tablets e celulares, reduz o consumismo, a criança cria o seu próprio brinquedo, desenvolve a coordenação motora e outra vantagem grandiosa é o contato e aproximação de mãe e filha”, enaltece Renata.
Fotos acima: Renata Iannini
A Letícia aderiu à iniciativa. Ela não soltou o material que recebeu até a hora que finalizou o seu projeto. “Fiz uma caminha para minha boneca e aqui é o lençol feito de papel. As letras do nome dela são de E.V.A.”, diz com um sorriso no rosto.
Parabéns aos papais e mamães que tiraram as meninas da rotina de férias na última quinta-feira,12. Quem não levou ainda dá tempo,porque até o final de julho, o Ateliê de Bonecas oferecerá oficinas no Center Um, sempre às quintas-feiras de 14 às 17h. Vovó Graça está esperando the girls para essa tarde incrível de energia bacana e positiva.
Amo esse mundo encantado das bonecas!
Obrigada por me acompanhar. Até o próximo post.
Bye!!!!!
