Mais de 500 pessoas participaram da V Caminhada do Agricultor

Olá gente! Agosto chegou, que todos vocês tenham muitas alegrias, nada de pensar na fama de que agosto é o mês do desgosto. Agosto comemora o Dia dos Pais, Dia do Estudante, Dia Nacional das Artes, Dia Mundial da Libertação Humana, Dia Mundial da Fotografia, Dia do Folclore e muitas outras datas que não dá para citar agora, porque quero contar pra vocês como foi passar uma manhã super especial ao lado dos agricultores de Maranguape.

DSCN9806

Acordei cedinho, cedinho. Parti às 6:30h com destino ao distrito de Amanari, pois não queria perder a V Caminhada do Agricultor, evento organizado pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais da Agricultura Familiar – Regional de Maranguape, para comemorar o dia do trabalhador do campo. Pegamos uma estrada não muito boa, mas a paisagem era de tirar o fôlego, parecia pintura. Os vales verdes contracenavam com mata seca e um lindo céu azul

.Fomos os primeiros a chegar ao local marcado para a saída da caminhada. Não demorou muito para os agricultores, acompanhados de suas mulheres trazendo crianças de colo e outras agarradinhas na mão, ocuparem a pista.  A equipe organizadora distribuiu chapéu de palha  para todos os presentes e quando o sol já estava esquentando, a caminhada saiu em direção ao Parque Rio Verde. O carro de som tocando “Triste Partida”, retrato da alma nordestina na voz de Luiz Gonzaga, chamou atenção de quem estava nas portas das casas e do comércio. It was great!

DSCN9815Uma festa bonita para homenagear aquele que prestigia o nascer do sol, que produz o alimento que vai para a mesa de todos nós, que utiliza o solo para as plantações, que se enche de orgulho pelo que produz, visto como um dos principais motores da economia do país. Mais de 500 pessoas da agricultura familiar alegraram o Parque Rio Verde, celebraram a vida e o trabalho com as palavras de fé do Enilton, interagiram e trocaram figurinhas com amigos de várias regiões.

Se estou falando de agricultura familiar não é novidade dizer que foi um encontro de muita fartura! Um lanche de muitas frutas nas mesas: banana, mamão, melancia, melão; café com bolos, beiju e batata doce. Para a refeição, panelas grandes de arroz, feijoada, farofa de cuscuz, pirão e cozido de carne com muitos legumes.

O Itamar Cavalcante, agricultor da Forquilha, cheio de vaidade, disse que herdou a profissão do pai e hoje a família dele trabalha no campo plantando milho, feijão, fava, jerimum. “Vendemos para os moradores da região e consumimos em casa”, assinala com toda felicidade do mundo.

DSCN9837

Para o presidente do Sintraf Regional Maranguape, Wilson Nascimento, comemorar o Dia do Agricultor é demonstrar a valorização do profissionais, torná-los cientes de que eles têm o seu dia especial , evidenciar o quanto são importantes por gerarem vida e alimento para sustentar a população do país. Então, se Deus fez o agricultor para arar, semear, colher e alimentar o mundo, agradeçamos ao Divino pela vida dos homens do sertão, que encaram o sol sem ter medo de queimar a pele e se alegram quando cai a chuva e molha o chão.

O Dia Nacional do Agricultor, 28 de julho,foi instituído a partir do centenário de criação do Ministério da Agricultura, pelo Decreto 48.630 de 7 de julho de 1960.O presidente Juscelino Kubitschek foi quem assinou a Lei, acreditando serem os agricultores os principais responsáveis pelo crescimento econômico do Brasil.

Mais flashs

Bye!!!

Sigo caminhando por aí…

 

 

 

 

 

 

Deixe um comentário