Oi, oi, oi, oi estou chegando com uma experiência nova. Desta vez muito bem acompanhada de caneta, lápis, tesoura, agulha e linhas coloridas para usar e abusar da criatividade. Foi uma tarde totalmente engajada no Momento Dohler, onde o aprendizado e a diversão andam de mãos juntas.

A lição é não deixar a oportunidade passar e nesse sentido sou uma aluna muito aplicada. Adoro levar comigo uma turminha que não dispensa nada para garantir a qualidade de vida e a longevidade. Por favor, leve sempre mais um com você quando o assunto for de boa, renda experiência e seja transformador. O nosso universo precisa de multiplicadores desse naipe.
Para o Momento Dohler , no Marina Park, convidei sete “miguinhas”. Elas foram lá conferir o evento de graça e adoraram. Eu amei também. Terapia, integração, diversão, arte, desempenho e um mix de ritmos, tudo em tão pouco tempo. Um intervalo de três horas que nos proporcionou leveza, descontração e muita alegria.
A vedete da tarde era o bordado, revelado por uma das maiores empresas brasileiras do setor de cama, mesa, banho e decoração, a Dohler S/A, que já percorre o País desde 2010, levando aprendizado para milhares de pessoas.
Só um aparte. Sempre tive vontade de aprender a bordar, afinal de contas foi com ele que meus pais conquistaram a vida em Maranguape. O ofício de bordadeira é antigo na cidade e teve muita importância no Município por gerar emprego e renda para muitas famílias. Quando criança pegávamos os moldes dos bordados de minha mãe , passávamos para as folhas de caderno e picotávamos com a palito de dente. Mas agora, é de verdade. Estou me sentindo a própria, com a agulha e o tecido na mão numa fase retrô do bordado, que ganha força total no Pinterest, Instagram , Facebook, conquistando curtidas e compartilhamentos.
O handmade está em alta na moda. A cada dia aumentam os grupos de bordados formados por professoras oferecendo aulas em casas e apartamentos e grupos coletivos com a finalidade de promover a interação, elevar a auto estima, estimular a amizade, as ideias e a criatividade. Há grifes investindo pesado no bordado a mão, assinando looks para gente famosa brilhar em eventos.
A cidade de Fortaleza já absorveu a ideia e são muitos os grupos espalhados. Um deles estava caracterizado, camiseta branca e sua logomarca, no Momento Dohler . Vibraram com a iniciativa supervalorizando os seus panos de copa, recebidos na entrada para fazer arte durante a oficina. O tema foi inspirado no “Lenço dos Namorados”, um artesanato tradicional de Portugal, que tem como estrela principal o bordado livre.
Começamos as atividades orientadas pelo Artista plástico Marcelo Darghan, vide telão. Fomos alocadas em mesas redondas com capacidade para atender até 10 participantes e a nossa disposição ficou a professora e orientadora Ana. Ela nos auxiliou nas técnicas, manejo com a agulha e tirou as dúvidas dos pontos ensinados para compor o tecido. Foram apresentados para nossa diversão os pontos corrente, folha, margarida e ilhós.

Ôpa! Precisava de alguém pertinho, porque muita gente ali não tinha a prática. Eu, pelo menos, derrubei a agulha no chão, enganchei a linha entre os anéis, mas consegui fazer um ponto corrente belíssimo e cheguei a concluir às etapas. Trouxemos a peça que confeccionamos para casa e o que não deu tempo fazer no Momento Dohler, vamos terminar com mais perfeição em nosso lar.
Marcelo Darghan mostrou sua melhor performance no encontro, com descontração e divertimento, tornou a tarde de trabalho em horas de terapia provocando a turma com exercícios de alongamento num ritmo de sequências musicais para diminuir as tensões, ativar a circulação, aumentar a concentração e combater o estresse; falou sobre mudanças de comportamento para melhor qualidade de vida; dançamos ao som de forró, Gretchen, funk e fez sorteios de muitos e muitos brindes com peças tops da Dohler .
Se eu já estava interessada em aprender a bordar, agora estou decidida. Serei uma jornalista bordadeira. Yes! Um segredo. Aprendi a fazer crochê. Levei um tempinho para organizar os pontos, desmanchei uma peça quase no seu final, por ter errado um pontinho só, mas não desisti. Fiz quatro “souplats” e estão a caminho uma T- Shirt e uma saia. Tenho professoras especiais, a Cris Leitão e a Ceicinha. Depois farei matéria sobre a arte do crochê e vou mostrar pra vocês o meu trabalho.
O curso de artesanato terminou depois das 17h com o por do sol. E vejam que espetáculo de cenário nos deparamos quando a porta se abriu! Eu acredito nos meus sonhos, eu acredito em Deus.
Para participar do Momento Dohler, a empresa pediu um kg de alimento não perecível para doar ao Lar Criança Domingos Sávio, que atende crianças e adolescentes de 4 a 14 anos e suas famílias carentes.
Sobre Marcelo Darghan
Artista plástico e apresentador de TV Marelo Darghan desenvolveu o método de ensinar com sequências musicais para tornar a memorização mais prática. O sucesso é tanto que ministra curso por todo o Brasil, reunindo mais de um milhão de pessoas. Criador do Prêmio Artesão do Ano e colaborador da Feira Mega Artesanal, Darghan começou a fazer trabalhos de artesanato em1988, com o objetivo de ensinar a confecção de enfeites de Natal para o público.
Foi um prazer estar com vocês. Até a próxima!
