“Tradição é Tradição”. Esse Chavão toma conta das ruas de Maranguape quase todos os dias, em bom e alto som, para anunciar festas e propagandas comerciais. Mas hoje vou empregar “Tradição é Tradição” para falar da Festa da Padroeira de Maranguape, Nossa Senhora da Penha, que teve início dia 29 de agosto e prossegue até o próximo dia 8, com novenário e missa campal.
A Igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha completou 169 anos no dia 4 de agosto. Este ano, os festejos são animados com a participação das famílias, escolas, instituições e pastorais, convidados pelo pároco Pe. Eudásio para assumirem a liturgia e parte social. A iniciativa é louvável, porque vem proporcionando um reencontro das famílias, maior integração e união dos fiéis.
O tema da festa de Nossa Senhora da Penha em 2018 é “Na partilha da vida e de bens faremos à diferença” e o lema “Sal da terra e Luz do Mundo”.
A noite do dia 31 de agosto foi da Associação Beneficente Nossa Senhora da Penha (ABNSP), a qual fazemos parte, Colégio São José, Escolinha Mundo da Criança e Associação Deusas da Mama. Das outras noitadas fazem parte as famílias tradicionais de Maranguape: Nobre, Leite, Braga, Colares, Bessa, Pinto, Teixeira, Castelo, Vasconcelos, Madeira Barros, Fialho, Silva, Lima, Bezerra, Cordeiro, Mariano, bem como o Lions e Prefeitura.
Compartilhamos nossa alegria com a comunidade, engajados na celebração e momento social. Montamos a barraca de comidas e estivemos juntos no habitual leilão. As prendas foram doadas por paroquianos, amigos da ABNSP, pais e professores das escolas e gente alida às Deusas da Mama.
Os colaboradores da igreja ficaram responsáveis pelas vendas na barraca da comidas típicas e iguarias como: baião de dois, paçoca, vatapá, creme de galinha, galinha caipira, salgadinhos, canja, cocada, bolo, salada de verdura e lasanha, refrigerante e água.
Para gritar o leilão convidamos o Dedé Lopes e para animar com música ao vivo, o Chiquinho Nunes no seu teclado. Foi uma noite bem acolhida. Coisas que acontecem com muito fervor nas cidades mais afastadas dos grandes centros urbanos.
Uma conterrânea chegou à cidade neste sábado, ela, Maria Norma Colares de Serra, “a poetisa”, e deixou escrito em uma folha de papel:
“O DIA AMAnhã-É-SEU BONITO.
OXALÁ OS VENTOS SOPREM A FAVOR DA VIDA.
ENCONTREI MARANGUAPE EM FESTA, NO SÁBADO DE ONTEM. A PRAÇA DA MATRIZ COLORIDA DE GENTE E O SOM DA FÉ CRISTÃ TROANDO NO CORAÇÃO DO (S) PRESENTE(S).
VIVA NOSSA SENHORA DA PENHA!
VIVA! VIVA! VIVA!
UM BOM DOMINGO MINHA GENTE!”
Uma linda homenagem, vinda do coração, de quem valoriza a Terra onde se encontram fincadas as suas raízes.
A programação do encerramento dos festejos no dia 08 de setembro será marcada por uma missa solene às 9h e depois um café partilhado. Às 18h – procissão saindo da Igreja Matriz; 19h – Santa Missa com o pároco Pe. Eudásio e logo após, show de prêmios, cuja cartela ainda está à venda no valor de R$ 10,00. Os prêmios são: 1º prêmio: uma moto; 2º prêmio: uma TV Led; 3º prêmio: um microondas; 4º prêmio: um fogão e 5º prêmio: uma bicicleta. Quem estiver no local terá chances de participar , ainda, de sorteios extras.
A Igreja Matriz de Maranguape Nossa Senhora da Penha já iniciou a campanha para as comemorações dos seus 170 anos em 2019. Vai ser uma grande festa e se Deus quiser estaremos juntos para colaborar.
Então , até lá,porque a Fé está no ar!!!!!!
Flashs
