As comemorações da padroeira de Maranguape Nossa Senhora da Penha, se encerraram no dia 8, com muito brilho, participação dos católicos, envolvimento das famílias, pastorais, grupos de jovens e entidades. Foram nove noites de celebrações eucarísticas, cânticos, animação social com o tradicional leilão, barracas de comidas típicas, bingos e sorteios.
A caminhada ao Horto, onde está à estátua de Nossa Senhora da Penha, foi realizada na manhã do dia 8. A saída dos fieis para a peregrinação foi às seis da manhã. Para prestar homenagem à santa, eles subiram mais de 400 degraus que levam até a estátua. O lugar poderia ser um ponto do turismo religioso, tem uma vista linda, mas não está recebendo os cuidados e a manutenção necessária, bem como o atendimento à segurança.
A missa celebrada às 9h na igreja matriz reuniu muitos católicos e logo após , no Salão Paroquial aconteceu o Café Partilhado.
Às 18 horas, a procissão percorreu as principais ruas com a imagem de Nossa Senhora da Penha num andor carregado por homens, alternando por ser uma estrutura muito pesada.
Entre as folhas verdes, flores amarelas decoravam o andor formando um o círculo, um sol, onde foi a imagem de Nossa Senhora foi posta.
A missa de encerramento foi celebrada no patamar da igreja. Os católicos de Maranguape lotaram a praça. Foi um tempo especial e muito importante para elevar a fé do povo devoto da Padroeira.
“Na partilha da vida e de bens faremos à diferença”, foi o tema da Festa da Padroeira nesses 169 Anos da Igreja Matriz, e o lema foi “Sal da Terra e Luz do Mundo”.
Fiquem com as bençãos de Nossa Senhora da Penha.
