O mundo inteiro pede Paz. A paz é hoje um sonho coletivo. A violência avança nas grandes cidades, elimina vidas de jovens e destrói os bons hábitos das famílias que não abrem mais suas portas e nem colocam suas cadeiras nas calçadas. Esta semana acompanhei, na Praça Capistrano de Abreu em Maranguape, o encerramento simbólico da 5ª edição do Festival Um Canto de PAZ, realizado pela Trupe do Riso e pela Associação Um Canto de Paz. O evento cultural celebrava o Dia Internacional da Paz, 21 de setembro, com feira de expositores, intervenções artísticas com a participação dos Brincantes Cordão do Caroá, seguidas de show gratuito. O acontecimento se deu em parceria com a ONG Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico.
Várias atividades foram promovidas no período de 12 a 21 nas cidades de Fortaleza e Maranguape, entre sarau de poesia, roda de conversas, feira e show. E o melhor de tudo foi Maranguape ter sido a cidade escolhida para o show de encerramento do projeto, no Dia Internacional da Paz! O palco ficou iluminado por luzes coloridas e pelas grandes estrelas da música cearense como Lorena Nunes, Davi Duarte, Dênia Carvalho, Marcus Caffé, Adelson Viana, Dona Zefinha, Tailândia Montenegro, o conterrâneo Manassés de Sousa e a dupla Mariah e Clarinha. Eles não só cantaram, mas deixaram a sua mensagem de Paz e Amor através da música. A noite foi de poesia também representada pela Vila dos Poetas. Uma reflexão para a construção da paz.
A artista, produtora cultural e idealizadora de “Um Canto de Paz”, Dênia Carvalho, disse que o projeto é uma semente que vem sendo regada de Paz, transmite um recado fraternal através das religiões, da música , da poesia e do diálogo. “A Paz se faz dentro de nós, tratando bem as pessoas, com respeito, aos poucos transformando o mundo num mundo melhor.
A realização do show da paz em Maranguape foi oportuna para o lançamento do (MOMVIVA) – Movimento Maranguapense Vida Viva: Por uma cultura de Paz. O objetivo é sensibilizar e realizar ações com a sociedade maranguapense, intencionando a cultura de paz. É isso gente. Esperança e coragem para mudar.
Vou terminar com um pedacinho da música de Nando Cordel,
Paz pela Paz
“A paz do mundo começa em mim.
Se tenho amor, com certeza sou feliz.
Se faço o bem ao meu irmão, tenho a grandeza dentro do meu coração…”
Bye!!!
