Visitar o Santuário de Aparecida é um momento especial de nossa vida

Com as bênçãos de Nossa Senhora Aparecida  estou voltando a escrever para o blog. Uma viagem inesquecível. Foi um momento especial de FÉ e devoção, esperado por mim há muito tempo. De 9 a 12 de outubro, milhares de pessoas subiram à rampa do Santuário Nacional de Aparecida, maior templo mariano do mundo. Já se vão 301 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida nas águas do Rio Paraíba do Sul, e a cada dia aumenta o número de fiéis.

O Santuário está instalado no centro da cidade, tendo como acesso a  “Passarela da Fé” (392m de extensão) que liga a Basílica atual com a antiga, as duas bastante visitadas pelos romeiros. É dirigido e administrado por Missionários Redentoristas da Congregação do Santíssimo Redentor, desde 1894.

Muitos peregrinos, pagadores de promessas,  chegam à “Casa da Mãe” com ajuda de cajados, para assistir  as novenas solenes e participar da festa. O tema central deste ano foi:  “Em Jesus, com Maria , restauramos a vida”. A proposição remete aos 40 anos de restauração da imagem de Nossa Senhora Aparecida, quebrada e restaurada, como um sinal para nós que é possível reconstruir e restaurar a vida. A temática da novena e festa foi também em consonância com o Ano Nacional do Laicato, convocando os devotos para atitudes transformadoras e compromisso com a vida e com os ensinamentos de Cristo.

Passamos três dias em Aparecida, eu e minha turminha de viagens, vivendo com muita emoção as celebrações e novenas. Visitamos e contemplamos à Cúpula do Santuário, o nicho onde está à imagem consagrada da Mãe Aparecida, exposta no interior da Catedral Basílica, e o Altar  Central com sua Cruz ; na Sala dos Milagres ou de Promessas conferimos fotos e objetos famosos e na Sala das Velas deixamos mais luzes acesas. Passamos pelo Centro de Apoio aos Romeiros ou shopping, onde compramos lembrancinhas e mimos para oferecer aos familiares e aproveitamos a oportunidade para assistir a primeira noite de shows do Festival da Padroeira, com a presença de padres que rezaram e cantaram clássicos da música católica como “Sonda-me”, “Oração pela Família” , além de outras.

 

DSCN9847Não fizemos o passeio de bondinho  de onde se tem  uma vista do Santuário e de toda região, mas pegamos o trenzinho da alegria que faz o traslado dos peregrinos até o Porto de Itaguaçu , local do primeiro oratório de Aparecida e do passeio pelas águas do Rio Paraiba do Sul, para conhecer os detalhes da história do encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no ano de 1717, com os três pescadores.

No caminho avistamos muitas barracas, de camping, de romeiros ocupando áreas e espaços da cidade. É uma história incrível de devotos e roupas coloridas pelas estradas em busca de receber uma graça especial e quem sabe, pagar uma  promessa!!! Uma festa pra lá de organizada com romeiros bem acomodados.

O que não deu para conhecer dessa vez, com certeza vai ser visto no próximo tour como o Caminho do Rosário, inaugurado no último dia 14. É um novo trajeto de 1.132 metros de extensão, que margeia o Rio Paraíba do Sul , ligando à Cidade  do Romeiro ao Porto de Itaguaçu. Em Aparecida nada se perde e por isso ocupa  categoria máxima no ranking de cidade com potencial turístico. A capital religiosa do Brasil aprimora sua infraestrutura, como também busca oferecer outros atrativos que proporcionem ao visitante um passeio agradável, unindo fé e lazer.

Foi uma experiência maravilhosa vivenciar a grande Festa da Padroeira. Ficamos hospedados na Pousada do Bom Jesus, um lugar muito belo, de imponente estrutura em tijolos aparentes, inspirado na arquitetura do famoso Palácio de Versalles. Sua construção se deu há 120 anos, tendo acolhido e formado numerosos sacerdotes. Fica  no centro de Aparecida, numa área arborizada ,oferece conforto e permite que o hóspede visite as dependências onde se hospedaram São João Paulo II, Papa Bento XVI e Papa Francisco. O restaurante é excelente. É um lugar  que mescla requinte e simplicidade.Eu recomendo.

Aparecida

Fica no interior de São Paulo, no Vale do Paraiba Paulista, a 170km da capital do Estado. A origem do Município remonta a fé ao redor do encontro  da imagem de Nossa Senhora Aparecida no curso das águas do Rio Paraiba  do Sul por três pescadores. Os milagres atribuídos à Nossa Senhora Aparecida , levaram à construção de uma capela em 1745.O número crescente de fieis  implicou na construção de um novo templo, a atual Basílica  Velha, inaugurada em 1888 é substituída  pela nova Basílica  de Nossa Senhora Aparecida  na segunda metade do Século XX. Éo maior centro de peregrinação religiosa da América Latina, recebendo milhares de  visitantes por ano. Termino de escrever esse post com a TV ligada na Rede Aparecida. Já estou com saudades. Quem vai a Aparecida não esquece jamais. Um dia voltarei na Terra Santa.

 

Bye! O próximo post é sobre nossa passagem por Campos do Jordão. Fiquem comigo!

Fonte: Dados da cidade de Aparecida extraídos da web.

Deixe um comentário