Outubro, de Nossa Senhora Aparecida, está indo embora e como foi uma delícia curtir esse mês escolhido para a viagem dos meus sonhos ! Conhecer a cidade que fica no topo das mais populosas do País: São Paulo. Também conhecida como a maior metrópole da América Latina, abriga construções clássicas, prédios com arquiteturas que embelezam ruas e avenidas e um mix de pessoas que saem de várias regiões do Brasil em busca de uma oportunidade, de uma vaga no mercado de trabalho. Muitos chegam jovens e levam anos para voltar ao lugar de onde vieram; outros perdem o contato com as famílias, constroem uma nova história e eternizam morada na cidade mais procurada por ser um importante destino de negócios.
A viagem programada com duração de seis dias começou por Aparecida com uma esticadinha por Campos do Jordão, São Roque e por fim pousamos na capital paulista.
Vem comigo que vou te mostrar o Centro de São Paulo num dia de domingo, pois foi exatamente o tempo que sobrou de nossa tournée para o city tour. O dia amanheceu frio demais para quem saiu do calor do Ceará. O nosso guia foi o conterrâneo Narcélio Júnior, que estava de férias em Sampa. Seguimos suas passadas ligeiras e alongadas, explorando um roteiro a pé. Foi uma mega caminhada! Valeu demais!
É lamentável dizer, mas o Centro de São Paulo, rico em cultura e por onde diariamente milhares de pessoas atravessam, está muito degradado. Vimos muitos prédios pichados, praças sem manutenção e com mau cheiro, muitos moradores de ruas dormindo embaixo de abrigos e portas de lojas. Uma pena! Mas essa é também a realidade de muitas cidades. Mais amor por favor gestores desse Brasilzão.
Theatro Municipal, ícone do Centro, foi a nossa primeira parada. Estava fechado, mesmo assim fizemos questão de marcar a passagem com uma fotinha, porque além da sua importância de ter recebido a elite Paulistana e ter abrigado a Semana de Arte Moderna , o prédio exibe beleza e impera no local.
O Mosteiro de São Bento estava com suas portas abertas para a missa das 10h. Mais de 400 anos de história e muitos fieis esperando a celebração com o canto gregoriano. Emoção e paz diante de tanta beleza.
Fomos até o Pateo do Collegio ,onde funcionou a escola dos jesuítas e local que deu origem à cidade de São Paulo. Todo turista tem que passar por lá.
A Catedral da Sé estava aberta e na praça, a presença de muitos desocupados.O templo é belíssimo . É um dos cinco maiores templos neogóticos do mundo com 111 metros de comprimento, 46m de largura, 92m de altura e ocupa um quarteirão inteiro. Partimos para a 25 de Março, a rua mais famosa de compras da cidade e o maior centro de comércio popular da América do Sul. Lá vimos de tudo, desde armarinho, brinquedos, lojas de bolsas, produtos de beleza, importados…

Como todo turista fizemos parada obrigatória no Mercado Municipal. Adoro visitar mercados, porque é lá que encontramos a cultura das cidades. Muito bonito, organizado, colorido e cheios de visitantes. Por onde passávamos, os vendedores nos convidavam para degustar frutas, castanhas, doces, iguarias típicas…Tem de tudo o que se possa imaginar.
O sanduiche de Mortadela disputa com os deliciosos pastéis. Nós optamos pelo irresistível sanduichão da Famiglia Rivitti. Hum! Bom demais!
Praça da República na manhã de domingo é também uma festa. Muita gente pra lá e pra cá. Passeios congestionados. Barracas de artesanato, louças e comidas chinesa, japonesa, churrasquinho, pastel, caldo de cana, diversas opções. É na verdade o point .
Avenida Paulista foi onde encerramos nosso tour. No domingo é totalmente fechada para a população aproveitar de qualquer jeito. São 3km de avenida, uma variedade enorme de atrações , além dos arranha-céus empresariais, espaços culturais, museus, parques, bares, restaurantes e lojas. Gente que vem, gente que vai, que anda descontraidamente, que passeia com o dog, que empurra o carrinho do baby; de um lado e do outro vimos uma mistura de estilos e cores que podem ser apreciadas até nos tons de cabelo azul, vermelho, pink, roxo… tem também adultos e idosos circulando com o apoio de familiares, crianças correndo, ciclistas pedalando, manifestações, passeatas. Andar pela famosa Avenida Paulista é realmente um passeio obrigatório de quem visita São Paulo.
São Paulo é muito movimentado e tem bastante o que se ver. Por onde andamos é apenas uma pequena parte do patrimônio. Ainda volto lá. Essa foi só a primeira de muitas outras andanças pela cidade dos paulistanos

Obrigadinha por me acompanharem. Tchau, tchau!!!
