A cidade que inspirou a música “ Luar da Sertão”

Sou apaixonada por Maranguape, cidade em que nasci e de muitas belezas. Vou falar com emoção e sentimento, mas não duvide, Maranguape é realmente “wonderful”,  e de  “great friends”. Foi aqui que Catulo da Paixão Cearense se inspirou para a música “Luar do Sertão”.

73900_508091732535108_1649921093_n - Copia

A cidade, que ganhou o nome do cacique da tribo que dominava a região, o índio “Maranguab”, fica a 30 quilômetros da Capital. Está cercada por uma gigante e charmosa serra verde com  várias trilhas por onde pode-se fazer  caminhadas ecológicas; cascatas, bicas e piscinas de águas naturais compõem  a misteriosa paisagem da natureza.

As praças Capistrano de Abreu, Igreja Matriz e Paço Municipal são as principais, mesmo sem receber os cuidados necessários a sua manutenção, estão sempre servindo de cenário, inspirando visitantes e moradores para as mais belas fotos.

Quem  não abre mão da história, encontra  um prato cheio , pois poderá visitar  num passeio a pé, o Conjunto Arquitetônico da Praça da Igreja Matriz, solares e prédios construídos no Século XIX , casarios de azulejos e outros prédios patrimôniais que hoje não estão nada bem cuidados, mas guardam a marca do passado.

Outro convite à cidade é a beleza do artesanato . O “Richilieu” é o carro chefe, mas tem bordado tradicional, em ponto de cruz, peças de  barro,  cerâmica,  confecções e outros artefatos.

Bordado

Na gastronomia, o destaque é para os pratos característicos da culinária nordestina  como cozido de carneiro, baião de dois, paçoca, carne de sol, batata doce, feijão verde e purê de macaxeira, que podem ser degustados e saboreados  no coração da cidade , nos restaurantes Cabana da Serra, Pé de Serra e Paulinho Grill. Outras opções  são o Cascatinha Balneário & Chalés e o Y-Park (Complexo Turístico da Ypióca),onde são oferecidos o contato com a natureza, esportes radicais e outras atrações.

O calendário turístico e cultural exibe as festas dos padroeiros Nossa Senhora da Penha e São Sebastião com as tradicionais novenas e leilões; Festival de Quadrilha Junina, Pré Carnaval, Corrida de Jumento das Lajes, Farinhada da Cachoeira e a Feira da Agricultura no 2º domingo de cada mês, na Ladeira Grande. Mas se você pensa que não tem festa na cidade para quem gosta de rebolar e balançar o esqueleto, tá enganado. Forrozinho pé-de-serra, pagode, forró eletrônico estão sempre em cartaz para agitar a  juventude da cidade e quem chega para curtir o clima serrano.

Essa é a cidade que moro, mas não vou enganar a você que me lê. Maranguape atravessa uma fase muito difícil. É questão de gestão mesmo. Decisões políticas e a fragilidade de planejamento estão acarretando uma série de prejuízos para o Município. É isso, mas vamos encher nossos corações de esperança e acreditar num bom inverno, porque a serra está cheinha de Pau d’Arco.

 

Bye!!! Até o próximo post.

Um comentário sobre “A cidade que inspirou a música “ Luar da Sertão”

Deixe um comentário