Carnaval é festa, fantasias, bloquinhos e muita produção. O Bloco dos Papangus já está se preparando para ir à rua, porque é ele que vai fazer a abertura do Pré-Carnaval de Maranguape 2019. Será o primeiro a desfilar no Corredor da Folia nos dias 22 (sexta-feira) e 23 (sábado) de fevereiro. A saída do cortejo está agendada para as 20h da Rua Napoleão Lima.
Os Papangus já são uma tradição no Pré-Carnaval de Maranguape. Mulheres irreverentes, cheias de energia, com adrenalina lá em cima, escondem sua identidade por trás das máscaras, das túnicas que cobrem até os pés e da roupa por cima da outra. A imaginação flui e elas criam personagens hilariantes dimensionando bumbum, exagerando a pança e esbanjando seios fartos.
As brincantes improvisam fantasias divertidíssimas e tomam conta do Corredor da Folia, levantando o público que espera ansioso a passagem do blocos nas calçadas. Abaixo vou mostrar pra vocês meus personagens criados em cima da hora. Momentos de muita diversão e propício para cair na gandaia. Participar de tudo isso é maravilhoso!Veja se você me reconhece por trás das fantasias!
O Bloco dos Papangus é um bloco de muitas cores. No anonimato, as empoderadas extravasam alegria e agitam a rua. O segredo é não serem reconhecidas. Disfarçam até a voz quando alguém cutuca cheia de curiosidade, para descobrir quem está por trás daquele personagem tão hiperbólico, mas fascinante. Os Papangus são bastante assediados. As pessoas adoram e pedem para tirar fotos. No meio da multidão, rolam centenas de selfies. A ordem é tornar o carnaval de rua mais divertido, curtir a brincadeira com todo bom humor e euforia.
Os Papangus vão sair acompanhados de orquestra, com instrumentos de sopro e percussão. O clima será de carnaval antigo, resgatando as marchinhas, frevo e samba.
O bloco das mulheres promete muita folia. Há cerca de dez anos, os organizadores decidiram entrar na onda dos abadás oportunizando aos maridos das participantes fazerem parte do bloco. Deu certo, e assim, homens e mulheres que não querem se fantasiar, adquirem o abadá personalizado com a marca dos Papangus. Este ano, o kit está composto por blusa verde neon, máscara e gola pierrot /colombina). O valor do kit é de R$50,00. Os tamanhos confeccionados são: P- M – G- GG. Contato no telefone: 85 98753.9262.
O bloco não tem fins lucrativos. Os Papangus querem mesmo é sair na rua, cair na folia e brincar com animação de sobra, mas não esquecem de cumprir o seu papel social. A cada ano um lembrete educativo alertando para a prevenção da saúde. Conta com apoio de patrocinadores, que oferecem suporte para a produção dos abadás, contrato da banda, compra de acessórios e adereços para que as figuras do carnaval de rua esbanjem brilho e criatividade, sem fugir da originalidade.
Origem
A história dos Papangus de Maranguape tem quase 40 anos. Tudo começou com a ousadia de mulheres da cidade que queriam acompanhar os maridos nos bares, uma coisinha que eles não permitiam. Assim, elas se vestiam da forma mais irreconhecível e ficavam à noite toda na farra, sentada à mesa, ao lado deles, sem dar uma palavra sequer. Ali permaneciam até a hora de ir embora. Os maridos nem sonhavam que os mascarados poderiam ser as suas donas de casa. No final da noite, quando decidiam voltar para casa, os Papangus saiam juntos. Para surpresa deles, ao chegar na porta de casa, as mulheres descobriam os rostos. A brincadeira pegou e as carnavalescas da família deram continuidade ao Bloco dos Papangus com um grupo de amigas que não deixam a peteca cair e serão Papangus para sempre.
Prepare a sua fantasia, aqueça os tamborins e vem com a gente no bloco dos Papangus participar do Pré-Carnaval de Maranguape.
Serviço
Pré-Carnaval de Maranguape –dias 22 e 23
Saída do bloco : Rua Napoleão Lima ao lado da residência de Nelson Lopes
Horário: 20h
Fotos: Cleneide Nunes/ Gessilene Lessa/
Mais flashs
