O café é uma bebida deliciosa, faz parte da rotina, quase todo mundo toma e não importa a ocasião. Estamos acostumados a bebida quente, mas o café gelado, uma tendência que vem de fora, está caindo no gosto dos brasileiros. Adoro andar pelas cafeterias e a minha dica desta semana é o Café com Arte da Glaucia Lobo, em Maranguape, na subidinha da Serra.

A casa já está com suas portas abertas há três anos. É um espaço rústico, aconchegante, colorido e cercado por árvores verdes que transmitem energias benéficas. Um cantinho bem simpático, sem muita sofisticação.


No Café com Arte a gastronomia se une a música, poesia, trovas, cordel e ao artesanato. A casa bonita e harmoniosa é decorada com peças de cerâmica, esculturas de madeira, pinturas em tela, vasos e outros itens de barro comum. Tem também artigos reciclados que se destacam como molduras de pallets e móveis pintados em pátina. Objetos que um dia foram descartados, receberam um toque especial pelas mãos habilidosas da Gláucia, e agora dão estilo ao ambiente.
Glaucia é artesã ceramista, mas já percorreu uma longa estrada como cantora alegrando as noites da Capital, de Maranguape e outras cidades. A crise econômica do País ocasionou a redução de seus contratos, mas a artista não deixou a peteca cair e deu continuidade à fabricação das peças de barro dedicando-se à lojinha de souvenirs e artigos decorativos, a “Mimos de Barro”, instalada em sua residência.
Incentivada pelos amigos para botar um comércio, a artista entendeu que a “Mimos de Barro” e a cafeteria seriam uma união perfeita. “O Café com Arte é uma proposta de muitas pessoas. Ele nasceu numa fase de mudanças em que eu estava em conexão com a serra, fazendo caminhadas e empenhada em modificar os hábitos alimentares”, afirma. E o que não faltou foi imaginação para tornar o sonho da artesã realidade. Quando sentiu que estava na hora, arregaçou as mangas e abriu as portas de sua casa transformando a garagem num espaço charmoso e funcional.
A Glaucia dá conta de sua cafeteria sozinha. “Somente nos dias de Sarau que conto com uma auxiliar ”. Como uma cozinheira chefe, veste o seu avental de trabalho, prepara as delícias do café, atende às mesas, contabiliza às despesas dos clientes e ainda quando pode, presenteia os fregueses da cafeteria com uma bela interpretação na sua voz poderosa.
Foi com visão empreendedora que pensou de fazer o Café com Arte um aliado de Maranguape. Começou pelo cardápio gastronômico resgatando os produtos da serra sem agrotóxicos. “A culinária da casa é bem saudável e regional. Temos a tapioca, o cuscuz, bolo de banana com canela, de macaxeira, de milho, sucos naturais, sucos detox, chás, cappuccino, panquecas e macarrão com molhos caseiros que incrementam os sabores dos pratos”, enfatiza. O Café é um espaço salutar, por isso não comercializa bebidas alcoólicas e não permite o fumo.

O bolo de banana com canela e as panquecas são carros-chefe da casa. Os pratos são inspirados nos personagens do humorista, filho ilustre de Maranguape, Chico Anysio. “O Chico é o resgate da essência de cada um de nós. Ele nunca esqueceu as origens dele. Sempre citou Maranguape em seus trabalhos e desejou que parte de suas cinzas fossem jogadas aqui. Daí a homenagem. Enquanto existir o café, ele não vai ser esquecido”.
Aqui estão algumas curiosidades do cardápio: Popó é o chá mate gelado com limão; Coalhada é o cappuccino com chantilly; Velho Zuza é o cafezinho comum; Alberto Roberto é o cappuccino com chocolate; Roberval Taylor é a panqueca com queijo, requeijão e tomate seco; Tim Tones é a panqueca com frango desfiado e requeijão; Pantaleão é a tapioca com queijo, tomate seco e requeijão; Professor Raimundo, o cuscuz com queijo e requeijão. O cliente tem a seu dispor outras opções que enchem os olhos e a vida de alegria. Aproveitei a visita e provei do famoso Gastão: o suco de abacaxi com limão e capim santo bem geladinho. Muito saboroso!

OS SARAUS

Os Saraus são o ponto alto da cafeteria. Acontecem sempre no segundo sábado de cada mês com início à tarde. O Café com Arte já está partindo para a sua XXXII Edição. O evento cultural reúne artesãos, poetas, músicos, trovadores e intérpretes que exibem performance artísticas e literárias. No Sarau, você se delicia também com a voz apaixonante da anfitriã, Glaucia Lobo. É um encontro festivo que atrai um público bem eclético e já é sucesso garantido .

Já passaram pelo Café com Arte personalidades do mundo artístico como o humorista André Lucas (filho de Chico Anísio), Marcus Café, David Duarte, Renato Assunção, José Marcelo Leal, Karla Karenina, Alana Girão Alencar , além de talentos e artistas maranguapenses.

Serviço:
O Café com Arte funciona de quarta-feira a domingo. Veja os horários de atendimento: quarta-feira das 15h às 18h; quinta-feira de 15h às 18h; sexta-feira de 15h às 20h; sábado de 8h às 11h e de 15 às 18h. No domingo de 8h às 11:30h e de 15h às 20h.
Visite o Café com Arte na Rua Benedito Prata, 793, bairro Guabiraba. Você degusta uma boa culinária e da lojinha “Mimos de Barro” você pode adquirir uma lembrança de Maranguape com o nome de Chico Anysio.
Eu vou, mas voltarei em breve com novidades. Bye!
Pictures
FOTOS:
*Neide Nunes
*Obs: Parte das fotos utilizadas no post pertence ao arquivo do Café com Arte e foram cedidas pela proprietária do comércio Glaucia Lobo.
–
