
Olá gente, vou deixar aqui uma dica para quem é amante da dança e aplaude o balé. Até amanhã,7, no Theatro José de Alencar você pode se deleitar com o melhor da arte, transmitida através das danças contemporâneas, clássicas, modernas, urbanas e populares.

É o Festival Internacional de Dança de Fortaleza – Fendafor, que começou no dia 27 de junho e prossegue até amanhã, domingo, 7 de julho. São mais de 1200 apresentações de espetáculos, entre mostras competitivas, internacionais, infantis, infanto-juvenis, amadoras, intermediárias e profissionais. Eu fui conferir ao lado da minha bailarina Nº 1, Kilvia Titara.
A proposta do festival é a montagem de um panorama de dança no Ceará com uma programação que permita o diálogo entre bailarinos, coreógrafos e grupos oriundos de diversas localidades, proporcionando um momento único de fruição e intercâmbio cultural.
A formação de plateia é outro aspecto fundamental, permitindo o acesso da população à dança por meio de sessões gratuitas, através da parceria com instituições públicas e privadas de ensino regular, fortalecendo o processo do intercâmbio cultural.O Fendafor dá oportunidade aos artistas de baixa renda de participar e conhecer de perto a engenharia do mundo da dança encaminhando-os para uma mudança de vida.
A movimentação no Theatro José de Alencar é intensa. Nos jardins, os alunos das companhias de dança se preparam para as apresentações, interagem, trocam experiências nas rodas de conversas, fazem maquiagem, penteiam cabelos, fazem tranças e não esquecem o famoso coque ballet.

Enquanto não dá a hora de começar o espetáculo, o palco do Mercado da Dança serve de treino para quem quer ganhar mais segurança e testar o equilíbrio. As professoras das academias estão lá, acompanhando de perto e pais também, cheios de vaidade dos talentos que criaram e patrocinaram.
As lojas de roupas e artigos de dança presentes no evento mostram o que têm pra vender aos artistas. E quem está precisando trocar de meias, collants, tops, shorts, além de outros, a hora de comprar a preço mais acessível é agora. Podemos dizer que esses dias, o Theatro José de Alencar virou o mundo do balé.
O Mercado da Dança dá acesso gratuito ao público que quer conhecer o Fendafor. As apresentações acontecem a partir das 9:30h e à tarde , a partir das 13:30h. Esse espaço oferece oportunidade a qualquer grupo ou bailarino que queira se apresentar no palco armado no local.
A 12ª Mostra Competitiva acontece todos os dias, a partir das 14:30h, evento que faz parte da programação e que nasceu da vontade dos próprios bailarinos. São seis dias com mais de 600 apresentações. A programação acontece no palco principal do Teatro José de Alencar.

Foto cedida por bailarina
O Fendafor estimula e desenvolve o potencial dos bailarinos e tem contribuído com a formação dos talentos do Ceará. Eu conversei com a mãe da Geovana Miranda,12, aluna bolsista do Ballet Hugo Bianchi. A menina, que começou a dançar aos dois anos e meio, ficou entre as oito candidatas aprovadas na seletiva realizada com 580 bailarinos. Em outubro participará da final em Joinville apostando numa bolsa de estudo para a Escola Bolshoi do Brasil, naquela cidade . E a mãe está torcendo pela vitória da filha. Eu também já estou cruzando os dedos e vibrando pelo sucesso da Geovana.
Vou jogar confetes também para a Kilvia Titara. Iniciou a vida no balé aos três anos de idade no Colégio Juvenal de Carvalho e foi até aos 10 anos. Deu uma paradinha básica e retomou à dança aos 16 anos no referido colégio. Há quatro anos é aluna do Ballet Hugo Bianchi. A dedicação, amor e compromisso com o balé lhe deram gabarito para compor o quadro de professores do Ballet Hugo Bianchi e há um ano é professora da Turma Baby. Com as suas discípulas venceu o concurso “Salt Dance” em Mossoró, e está competindo no Fendafor 2019, com a Turma Baby Ballet Hugo Bianchi. Boa sorte menina!

Até o próximo post. Fiquem com um coraçãozinho cheio de amor.
