O domingo, como estipula a igreja católica, tem que ser de festa. Ontem, 04 de agosto, nós maranguapenses tivemos mais um motivo para cumprir o Terceiro Mandamento das Leis de Deus, comemorando com gratidão, os 170 ANOS de Fé e Evangelização da Paróquia de Nossa Senhora da Penha. Foi um domingão de festa, regado com muitas orações, acolhimento e agradecimentos a Deus e à Mãe Santíssima pelas bênçãos derramadas sobre às famílias de Maranguape.
As portas da igreja Matriz de Nossa Senhora da Penha permaneceram abertas o dia inteiro para receber seus paroquianos e fiéis. A programação estava no capricho e deixou todos muito satisfeitos com a participação dos grupos pastorais e organização do evento.
Foi uma abertura festiva, às seis da manhã, com alvorada pela Banda de Música Municipal Maestro João Fonseca e apresentação do Coral Nossa Senhora da Penha, formado pela igreja para festejar a data dos 170 Anos. Às 7h foi celebrada a primeira missa do dia com as intenções para a Benção do Lar. E muita gente levou a chave da casa para receber a benção do padre Eudásio.
Após à Santa Missa, a comunidade católica participou do Café Partilhado. Na barraca, montada ao lado da igreja, imperava fartura não só de alimentos, mas abundância de amizade, alegria e muitos abraços de amigos que reencontravam amigos de longas datas.
As crianças não tiveram a sua missa de 9h, mas se sentaram no chão para ouvir a contação de histórias. De forma lúdica, através de teatro de bonecos, elas se nutriram de conhecimentos dos frutos plantados e colhidos pela paróquia.
No Salão Paroquial, o tema “Paróquia Nossa Senhora da Penha,170 anos de fé e evangelização” reuniu moradores, historiadores e pesquisadores de Maranguape que nos alimentaram, com uma riqueza de informações, com a vida de nossa igreja nos séculos passados.
Ao meio dia, o pároco, Pe. Eudásio celebrou a Santa Missa para a Benção da Água. Muita gente, cheia de fé e esperança, levou sua garrafinha de água para benzer e proteger sua casa.
Toda comemoração pede uma boa feijoada e a Feijoada dos 170 Anos, no patamar da igreja, foi tudo de bom! Marcamos presença e deixamos o registro de nosso comparecimento fazendo aquele click para ser repetido daqui há dez anos, se Deus quiser.
A tarde foi só de Gratidão com Louvor , Pregação, Adoração, Terço da Misericórdia Cantado e Ofício de Nossa Senhora.
Fotos: Erivelto Bessa
A Santa Missa celebrada às 18h reuniu muitos fiéis que ocuparam o patamar da igreja. A Praça Francisco Colares teve todos os seus lugares tomados e muita gente ficou de pé nas laterais do palco que foi montado. Foram horas marcadas por momentos de muita emoção com fiéis cantando, orando e acenando os lencinhos branco.
A ornamentação do palco e da igreja estava perfeita e deixou todos encantados. Após à Santa Missa, os católicos de Nossa Senhora da Penha assistiram ao Show do Frei Jurandi. As comemorações dos 170 Anos prosseguem a partir do dia 18, quando começam as celebrações às cinco da manhã em algumas ruas da cidade. A iniciativa tem como finalidade chamar todos os maranguapenses para participar do novenário de Nossa Senhora da Penha. A procissão que marca a abertura da festa da padroeira será no dia 29, e o encerramento no dia 8 de setembro, Dia de Nossa Senhora da Penha. Vamos todos juntos fazer parte dessa grandiosa festa que vai escrever mais um capítulo da história de nossa igreja.
Vejo vocês em breve.

