
Depois de ser interrogada sobre o conhecimento que eu tinha do coreto da Praça Capistrano de Abreu, resolvi fazer esse post.

A construção dos coretos surgiu com as revoluções liberais do Séc. XIX. Os coretos históricos e de democratização cultural embalaram carnavais, foram pousos de bandas de música, palco de manifestações políticas e espaço público de acolhimento dos jovens para suas conversas fiadas.

O coreto situado no coração da Praça Capistrano de Abreu , no Centro de Maranguape, foi construído no ano de 1931, pelo então prefeito municipal Dr. João Augusto Bezerra, governo de Manoel Nascimento Fernandes Távora.

A obra é enfeitada de arabescos e exibe uma lira adornada de folhas simbolizando o lugar de retretas. Nessa época do ano, parte dele, fica à sombra dos cachinhos de ouro da Acácia Imperial.

Além de ser um elemento decorativo, é um patrimônio afetivo e representa a história da cidade de Maranguape. Eu acho um dos mais belos coretos ! Que ele nunca tenha o destino de outros que foram demolidos.


I love my city! Until the next post!
