Eu fui para a festa do padroeiro dos pescadores, São Pedro, organizada pela Colônia Z-37. Sou fã dessas riquezas rurais.Palavras de fé e gratidão na manhã de sábado, 28, durante a saída da procissão de São Pedro, padroeiro dos pescadores.

A Colônia dos Pescadores Z-37, Maranguape-CE comemorou antecipada e em grande estilo, a data alusiva ao Dia do Pescador,29. Segui a trilha com o grupo de pescadores e seus familiares carregando a imagem de São Pedro em procissão. O destino: às margens do açude Amanari onde estavam as embarcações esperando para juntos saírem em cortejo até o outro lado do manancial, lugar da sede da Colônia Z-37.

O cortejo nas águas do reservatório de Amanari já é uma tradição. O ritual expressa a fé e devoção da comunidade pesqueira da Colônia Z-37.


A confraternização celebrou também os 21 anos de criação da Colônia. É um momento de devoção, fé , de pedir ao santo padroeiro , São Pedro, a proteção contra os perigos, a sua Intercessão para garantir segurança, fartura na pesca e agradecer pelas bênçãos recebidas.

Eles ouviram palavras de incentivo, luta e de importância da união para conquistar os objetivos. Para eles foi servido almoço com arroz, peixe , frango, salada de verdura, farofa…

Na festa junina de São Pedro, padroeiro dos pescadores, não poderia faltar o forró pé de serra com a sanfona, o triângulo, zabumba…

Canoagem de velocidade é bem comum na festa de comemoração de aniversário da Colônia Z-37 , Maranguape-CE. Pescadores disputaram fazendo um percurso nas águas tranquilas do Açude Amanari.

A colônia foi criada no ano de 2004, por iniciativa de Sílvio Nunes, em comunhão com os pescadores da região. O objetivo foi organizar e representar os pescadores e suas atividades.
Mais fotos do evento:


















E aí, o que você achou da comemoração do Dia do Pescador da Colônia Z-37, Maranguape-CE?
